quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PLATAFORMA INÍCIO DE CARREIRA (P.I.C.)

É absolutamente necessário que a O.A. considere a situação de sub-ocupação em que se encontra a profissão, com particular incidência nas gerações mais novas. Este é um debate que deve ser trazido para dentro da Ordem como forma de promover a participação de toda a classe na defesa de um mesmo interesse, o direito ao trabalho.
Neste sentido, os abaixo assinados, candidatos da Lista B candidata aos órgãos nacionais da OA vão criar uma plataforma direccionada a todos aqueles que estão no início de carreira, nos diversos modos de exercício da profissão – a Plataforma Início de Carreira. Esta Plataforma integrará vários grupos de trabalho que promoverão, de forma articulada com os órgãos nacionais, a discussão e apresentação de propostas relativas à inserção profissional e ao início de carreira.
1.    Apoio à iniciação da prática
 - Divulgação e promoção da actividade dos jovens arquitectos nos diversos modos de exercício da profissão.
- Formação direccionada para arquitectos no início da actividade profissional, trabalhando directamente com o Conselho Directivo Nacional (CDN) e com os colégios de especialidade, tendo em vista o aumento da oferta de oportunidades de trabalho nas diferentes áreas do exercício profissional.
- Sistematização e/ou adaptação de um acervo de informação relacionada com duvidas comuns ao inicio da prática, materializada em manuais e guias de boas práticas.
2.  Acção concertada com os órgãos nacionais
 - Propor ao CDN condições que melhorem o acesso, em igualdade de circunstâncias, de jovens arquitectos à encomenda pública, quer em nome individual, quer através da obrigatoriedade da criação de equipas multi-geracionais.
- Trabalhar conjuntamente com o Conselho Nacional de Admissão (CNA) na revisão do formato actual do estágio profissional, de modo a que este passe a constituir uma possibilidade real de inserção profissional em condições e não um mecanismo de desequilíbrio do mercado de trabalho e de rotatividade de postos de trabalho em condições precárias, prejudiciais à boa prática dos actos próprios da profissão.
3.    Incentivo à participação das novas gerações no exercício e desenvolvimento da O.A.
 - Debates periódicos tendo em vista a discussão de temas que reflictam o exercício e as circunstâncias actuais da prática profissional e possam contribuir para a sua melhoria.
- Criação no site da Ordem de um fórum de discussão aberta entre membros.
- Criação de um outro fórum, também no site da Ordem, direccionado ao esclarecimento de dúvidas, onde as diferentes experiências dos arquitectos possam ser partilhadas.
- Propor ao CDN a abertura das actividades da Ordem à participação dos estudantes de arquitectura, através de uma pré-inscrição provisória.

Helena Freire de Almeida, nº17468
Miguel Almeida Santos, nº18124
Ricardo Mota, nº18198
Sara Biscaya, nº11166
Sophia Cardoso Martins, nº18769
Susana Gaivoto, nº17287

Sem comentários:

Enviar um comentário